Localizada no final da Rua Pastor Oswaldo Hesse, Bairro Ribeirão Fresco, a comunidade do Morro da Garuva possui atualmente 98 famílias carentes cadastradas e mapeadas pelo nosso grupo. Mensalmente são feitas duas visitas (aos sábados de manhã) à essa comunidade. Para isso o grupo se divide em 6 “sub-grupos”, cada um desses com um coordenador e os respectivos voluntários.

Na primeira visita do mês subimos o morro e vamos à casa de cada uma das famílias cadastradas. As visitas duram aproximadamente 15 minutos em cada família. Usamos esse tempo para ter uma breve conversa com a família, perguntar sobre eventuais dificuldades e/ou necessidades e também para ouvi-los, pois sabemos que por muitas vezes naquele momento eles só precisam desabafar ou buscar ajuda para resolver algum problema.

Já na segunda visita promovemos o Sopão Comunitário. Um pequeno grupo de voluntários se responsabiliza em preparar com carinho uma deliciosa e reforçada sopa logo no início da manhã que é levada ainda quentinha até o Morro da Garuva. Chegando lá as famílias trazem vasilhames de suas casas para levar a sopa para casa.

Junto com o sopão comunitário fazemos atividades recreativas com as crianças. Contamos histórias, cantamos músicas ao som do violão, pintamos os rostos delas e fazemos brincadeiras que as divirtam. Enquanto as crianças estão brincam, as mães participam de mini palestras com duração média de 20 minutos. Abordamos temas diretamente relacionados ao dia-a-dia vivenciado no morro tais como cuidados com o Meio-Ambiente, Reciclagem de alimentos e Valores e Princípios Familiares.

Para finalizar o sopão, levamos nega maluca para todas as crianças. Os aniversariantes ganham presentes simbólicos e canta-se parabéns a estes.

Além dos sopões mensais, sempre em datas especiais (páscoa, dia das crianças e natal) é feito um evento especial, proporcionando as famílias momentos de alegria e descontração. Nestes eventos em vez da sopa é levado cachorro quente e suco para as crianças e familiares além é claro de presentes conforme o evento.

Acesse nossa Galeria Digital e veja fotos dos eventos e subidas ao morro.